CULTURA

Orçamento para a Cultura sobe 12,6%

FOTO D.R.

Setor vai receber no próximo ano 501 milhões de euros

TEXTO CAROLINA REIS

Era uma reinvindicação dos artistas e agentes culturais e uma promessa de António Costa: a área da cultura sai reforçada no Orçamento do Estado para 2019, com a atribuição de 501,3 milhões de euros de despesa consolidada.

"Em 2019, a despesa total consolidada das entidades do Programa Cultura ascende a 501,3 milhões de euros", lê-se no Orçamento do Estado para 2019, entregue esta segunda-feira no Parlamento.

Já há alguns meses que o Executivo socialista tinha prometido - após várias manifestações e protestos - subir o orçamento do sector, que foi de 445,3 milhões de euros em 2018. António Costa chegou mesmo a garantir que a cultura receberia o maior aumento de sempre. O orçamento da área revela um aumento de 12,6%.

Uma das áreas destacadas é a das infraestruturas sociais e culturais com um crescimento de 29%, através da atribuição de 97 milhões de euros.

"Este Governo voltou a priorizar a Cultura como compromisso fundamental da ação governativa. Na presente legislatura, o orçamento para a Cultura aumentou 39,6%. O ano de 2019 representa mais um valioso reforço na trajetória de crescimento (+12,6% face a 2017), de investimento e de consolidação das estruturas públicas, num eixo plural de apoio à criação artística e à valorização do património com o objetivo de garantir um acesso cada vez mais alargado à Cultura", escreve o Governo.