ECONOMIA

Não há mexidas no IRS. Taxas, escalões e deduções ficam iguais a este ano

FOTO JOSÉ CARIA

Governo optou por não mexer nos escalões nem nas deduçoes à coleta, nem para os atualizar à inflação e compensar perdas de poder de compra

TEXTO ELISABETE MIRANDA

Depois de no ano passado ter feito uma revisão alargada dos escalões e taxas de IRS, para 2019 o Governo não lhes mexe, nem sequer para os atualizar à inflação. A fatura fiscal da generalidade das famílias não sofre grandes oscilações face a este ano.

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2019 entregue esta segunda-feira à noite no Parlamento, a tabela de taxas de IRS mantém os mesmos sete escalões que vigoram este ano.

O mesmo se aplica ao valor de deduções à coleta com despesas de saúde, educação, habitação, entre outras, que ficam exatamente como estão. O efeito conjugado da não atualização de taxas e deduções significa que o Governo não compensa a perda de poder de compra.

As pequenas alterações que estão previstas no IRS operam-se ao nível do calendário de apresentação da declaração e da verificação da informação no e-fatura, como o Expresso já tinha avançado.