EDP

António Mexia: “Estávamos preparados, mas a tempestade Leslie foi um fenómeno extraordinário”

<span class="creditofoto">Foto Lusa</span>

Foto Lusa

O presidente executivo da EDP escreveu aos trabalhadores da empresa a agradecer o esforço na recuperação da rede de eletricidade após o colapso provocado pela tempestade do último domingo

Texto Miguel Prado

“Estávamos preparados, mas a tempestade Leslie não deixou de ser uma situação crítica com impacto nas redes de média e alta tensão que ficaram bastante danificadas, tornando os trabalhos de reparação mais longos e incertos quanto à sua estimativa de conclusão”. Foi desta forma que o presidente executivo da EDP, António Mexia, se dirigiu aos trabalhadores do grupo, para elogiar os esforços que a empresa está a fazer para recuperar as redes elétricas na sequência da tempestade do último domingo.

<span class="creditofoto">Foto Luís Barra</span>

Foto Luís Barra

A mensagem que António Mexia enviou aos trabalhadores esta semana, e a que o Expresso teve acesso, enfatiza a gravidade da situação. “Como todos sabemos o nosso País foi atingido, este fim de semana, por um fenómeno absolutamente extraordinário em Portugal. A EDP declarou pela primeira vez na sua história o estado de emergência, que corresponde ao nível mais elevado de intervenção previsto no plano operacional de atuação em crise (POAC)”, pode ler-se na carta do gestor aos trabalhadores da EDP.

“Como consequência deste fenómeno, mais de 300.000 casas ficaram sem acesso à energia, com particular impacto no litoral do distrito de Coimbra e na zona de Pombal”, descreveu António Mexia, realçando que a meio da semana estavam danificados ainda 490 quilómetros de linhas.

Mexia deu ainda conta de que a empresa pôs 750 trabalhadores no terreno para resolver os problemas. “As nossas equipas da EDP Distribuição têm estado a trabalhar arduamente em conjunto com os nossos prestadores de serviços, fornecedores e entidades públicas para resolver esta situação o mais rápido possível, mobilizando todos os meios humanos e materiais ao seu alcance nas zonas mais afetadas”, assegurou o presidente executivo da EDP.

Na sua mensagem, Mexia agradeceu aos trabalhadores envolvidos no processo de recuperação da rede, em especial às pessoas da EDP Distribuição, “totalmente dedicadas e incansáveis”.

Num balanço divulgado quarta-feira à noite, a EDP Distribuição indicava que tinha já menos de 2 mil habitações sem energia elétrica.