TERRORISMO
Família portuguesa ferida no atentado em Nice
ATAQUE Segundo informações oficiais da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a família portuguesa, que faz parte da lista oficial de cerca de 200 feridos do atentado de Nice, “encontra-se bem de saúde” FOTO GETTY
Pai, mãe e criança de três anos são emigrantes nos arredores de Nice. Sobe para quatro o número de portugueses feridos no ataque
TEXTO HUGO FRANCO
O pai, a mãe e o filho de três anos passeavam na Promenade des Anglais, a marginal de Nice, a ver o fogo de artifício no meio da multidão que festejava a Tomada da Bastilha, na última quinta-feira. A família portuguesa tinha viajado dos arredores da cidade, onde reside, para fazer parte da festa anual.
O ruído do motor de um camião, que circulava aos ziguezagues no meio das centenas de pessoas, chamou a atenção do emigrante português de 34 anos, que num gesto rápido conseguiu tirar a mulher e a criança da marginal, livrando-os de perigo. Caíram os três para a praia, ferindo-se ligeiramente nas rochas.
FOTO GETTY
Segundo informações oficiais da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, a família, que faz parte da lista oficial de cerca de 200 feridos do atentado de Nice, “encontra-se bem de saúde”. O Governo português recebeu esta informação de Paris nas últimas horas.
A família portuguesa, que reside nos arredores de Nice, decidiu no dia seguinte ao massacre que matou 84 pessoas ser assistida num hospital da cidade, mais por precaução de modo a despistar qualquer tipo de problema físico causado pela queda abrupta na praia. Ao darem entrada no hospital por consequência do ataque passaram a fazer oficialmente parte da lista de vítimas, apurou o Expresso.
FOTO GETTY
Sobe assim para quatro o número oficial de feridos portugueses no atentado cometido por Mohamed Lahouaiej Bouhlel. António Soares foi a primeira vítima portuguesa do ataque terrorista em Nice a ser detetada pelas autoridades. Ficou ferido com “alguma gravidade”, foi operado a uma perna num hospital da cidade mas não corre perigo de vida. O português estava com a mulher, que escapou ilesa ao ataque. “Encontram-se os dois um pouco traumatizados”, contou o filho do casal ao Expresso.
O Expresso sabe ainda que o Governo português tem na sua posse a lista oficial de vítimas das autoridades francesas, que já reconheceram a totalidade das pessoas mortas e feridas em Nice.