TEXTO MARIA JOÃO BOURBON FOTOGRAFIAS TIAGO MIRANDA
\n\n\r\n\r\n\r\n
\r\n \r\n \r\n \t\r\n\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\t\r\n\t\t\t\t\r\n\t\t\t\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n FUTEBOL NA AREIA Juntar o “futebol de café” e a praia é possível na Costa da Caparica\n\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n \r\n
\r\n\r\n\n
Estamos a poucos passos de saber qual o país que levará para casa o título de campeão do mundo. Com Portugal fora da corrida e o calor a apertar, qual será a escolha dos portugueses este domingo: praia ou bola? Aceitam-se apostas. Donos de bares e outros estabelecimentos na Costa da Caparica colocaram a mesma questão e a resposta foi: por via das dúvidas, o melhor é mesmo juntar os dois mundos
\n\n
Gostava de aproveitar o bom tempo nas praias da Margem Sul, mas quer ver a final do Mundial sem correr o risco de se atrasar nas filas intermináveis de carros para Lisboa? Pode ficar descansado, não tem que sair mais cedo da praia. Bares, restaurantes e outros estabelecimentos perto da praia têm, muitos deles, grandes ecrãs através dos quais têm vindo a transmitir os vários jogos do Mundial de Futebol no Brasil. E a final da Taça não será exceção. O Expresso Diário percorreu diferentes espaços da Costa da Caparica e os melhores locais perto da praia para ver a final, num fim de semana com sabor a férias.
Quem chega à Costa da Caparica e, nos semáforos, vira à direita, dá de caras com a praia de S. João. Com parque de estacionamento pago – e relativa facilidade em encontrar lugar –, S. João é ideal para um dia de descanso ao sol ou à sombra, num dos vários bares que pontuam a costa. Domingo, às 20h, poderá ainda ver a final do Mundial em alguns bares de praia, nos quais se inclui o Aqua di Mar. Para quem vai com filhos e quer ter umas horas de descanso poderá, por exemplo, deixá-los no Fun Parque de S. João, mesmo à entrada do estacionamento: trocando o mar pela terra, os mais novos terão oportunidade de experimentar atividades mais “radicais”, como arborismo ou paintball.
\n\n
PRAÇA DA LIBERDADE
\n\n
Aqui há resquícios dos santos populares. Nem que seja pela gastronomia. A Festa da Sardinha, que estreou este ano na Costa da Caparica, montou arraiais no pequeno centro na Costa até 15 de setembro. E, mantendo a tradição portuguesa, não descura o futebol: irá transmitir a final, a quem quiser aí almoçar ou ficar depois de um dia de praia, acompanhado por tremoços e uma imperial. Aqueles que estão apenas de passagem poderão fazer uma paragem rápida no mercado, para comprar fruta ou hortaliças, e seguir viagem. Ou experimentar um dos gelados da geladaria Tarlattini, antes de regressar a Lisboa.
Se era frequentador assíduo do bar Masstige, na Praia do Castelo, não temos boas notícias para si. Em maio deste ano, um terrível incêndio destruiu grande parte da alma deste bar de praia, cujo lema é “Treat Your Soul”. Até lá, desfrute da praia sem pagar um cêntimo (o parque de estacionamento é livre) ou procure um dos outros bares ou restaurantes que esta praia tem para oferecer, com televisão (como o bar-restaurante Praia do Castelo). Os surfistas e jogadores de voleibol ou futebol na areia encontram aqui um bom local para se dedicarem a estes hobbies.
Quem disse que a tradição já passou de moda? A praia da Cabana do Pescador, com o seu famoso restaurante homónimo aberto desde 1986, já tem uma longa história. Mas nem por isso deixou de se reinventar. Com um espaço de refeições interior e exterior, uma “fun zone” (onde será transmitida a final do Mundial) e possibilidade de aluguer do espaço para casamentos e festas é difícil dizer que este espaço já passou de moda. Para além disso, mais à frente e em cima da praia, os mesmos donos exploram o Meio Metro (antigo Ngaru), com um menu mais light e adaptado aos dias de verão. Uma praia que convida a ficar até tarde nos dias compridos de verão.
\n\n
MORENA
\n\n
As camadas mais jovens da população encontram aqui o seu local de eleição. Com um areal relativamente extenso, especialmente nos dias em que a maré vaza, esta é a praia das famílias – com crianças que aproveitam as pequenas lagoas que se formam no areal – e dos mais jovens, atraídos, em parte, pelo parque de estacionamento gratuito e pelo bar e restaurante que aí se localiza: Borda d’Água. Com diversas valências – zona interior, exterior, lounge na areia –, é normalmente acompanhado por música ambiente e a sua cozinha, variada, está aberta até às 23h, como manda a rotina de quem está de férias. Sempre a pensar nas necessidades dos clientes, disponibiliza serviço de pé na praia, aquecedores para as noites mais frias e, no dia 13, não esquecerá a final do Mundial 2014.
Nos dias de vento, papagaios de várias cores pontuam a areia e o mar. Mal atravessamos as dunas, uma cabana em madeira e colmo com pranchas à porta não engana: é esta a praia do surf, kitesurf e stand up paddle (sup). Na Nova Vaga Surf School podem comprar-se aulas no dia anterior ou alugar material para fazer desporto no mar. É que nesta praia o desporto é rei: mas só os desportos do mar – segunda e terça-feira a Nova Vaga recebe, ao vivo e a cores, a quarta e penúltima fase do campeonato nacional de kitesurf, na modalidade de freestyle –, porque o futebol nesta praia não terá transmissão. Se quer ver o jogo após uma aula no mar, não é difícil: basta dar um saltinho ao bar Waikiki na praia da Sereia ou ao Casablanca na praia do Infante, aí perto.
\n\r\n\t
\r\n', rel: 1 }, { html: '\r\n\t
\r\n \t
ONDE FICAR
\n\n
ESTADIAS NA COSTA PARA TODOS OS GOSTOS
\n\n
HOTEL MELIÃ ALDEIA DOS CAPUCHOS
\n\n
Por quatro estrelas, oferece uma estadia com todos os confortos mesmo à entrada da vila histórica dos Capuchos. Piscinas, campo de golfe, ginásio e spa são alguns dos serviços disponíveis. A praia também não está longe, a 2km (cerca de 2 minutos de carro).
\n\n
Largo Aldeia dos Capuchos. Tel.: 212 909 000
\n\n
GECKO SURF HOUSE
\n\n
Próximo da praia de S. João (5 minutos a pé), neste surf hostel o desporto marca presença. É possível nadar na piscina, alugar uma bicicleta, comprar aulas de surf ou até de yoga. A estadia inclui pequeno-almoço.
\n\n
Rua Fernão de Magalhães, 16. Tel.: 212 408 883
\n\n
PARQUE DE CAMPISMO ORBITUR
\n\n
A 200 metros da praia de S. João, é o local ideal para quem gosta de tendas, roulottes ou bungalows. Existem também pequenas casas de madeira, ideais para quem quer pagar menos por uma estadia de férias ou fim de semana.
\n\n
Av. Afonso de Albuquerque, Quinta de Santo António. Tel: 212 901 366 02