Exame Informática Semanal
Televisores de nova geração; portugueses no combate ao contrabando de armas nucleares; e Aveiro pode ser a cidade 5G de Portugal
Sabia que os operadores guardam os registos de todas as comunicações que efetuamos? Fazem-no para melhorar a eficiência do negócio e, desde 2014, essa informação é guardada, também, por imperativos legais. Saber a quem ligámos, a que horas, onde estávamos, quanto tempo demorou a comunicação… são dados que podem ajudar a uma investigação criminal. Era assim, mas pode deixar de ser. Dois acórdãos do tribunal de Justiça da União Europeia já consideram ilegal a diretiva que obriga ao armazenamento destas comunicações. E agora? O Hugo Séneca foi perceber quais os possíveis desenlaces. Para isso, ouviu os principais intervenientes incluindo o Ministério da Justiça.
Viajámos muito esta semana. Fomos à Alemanha testemunhar a entrada dos televisores da Panasonic no “mundo do HDR” e estivemos na Grécia a experimentar um televisor da LG que é uma verdadeira obra de arte. Dentro de portas, falámos com os investigadores da Universidade de Coimbra que estão a trabalhar numa técnica que vai dificultar a vida aos contrabandistas de armas nucleares; na zona de Lisboa fomos perceber o que é o projeto ECOSSIAN e porque é tão importante para a União Europeia conseguir defender as suas principais infraestruturas de ataques informáticas. Ainda rumámos a Aveiro para falar com Alcino Lavrador, o homem que lidera a Altice Labs e que nos disse que a “Veneza portuguesa” pode «transformar-se na cidade 5G de Portugal».
Os segredos do Boro
Três investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveram uma nova técnica que poderá ser usada no combate ao contrabando de materiais radioativos e armas nucleares.
A sociedade dos metadados
Desde 2014 que os operadores são obrigados a guardar metadados detalhados das comunicações estabelecidas em Portugal, contrariando dois acórdãos do Tribunal de Justiça da EU.
Portugueses passam à fase seguinte do Shell Ocean Discovery XPrize
Uma equipa de investigadores portugueses vai tentar mapear o fundo dos oceanos e ganhar um prémio de 4 milhões de dólares.
E se Aveiro fosse a primeira cidade 5G de Portugal?
A Altice e a Ericsson assinaram um acordo de parceria que prevê a partilha de esforços no desenvolvimento da Quinta Geração de Telemóveis. Quem disse que a corrida à 5G só começa em 2020?
Kit para o músico
Neste artigo condensamos um conjunto de opções variadas para que possa explorar o áudio na sua plenitude.
Jogos em alta, mas com preços em conta
As placas gráficas topo de gama são as que mais empolgam os jogadores, mas a esmagadora maioria destes entusiastas não pode (ou não quer) pagar 500 ou mais euros por um componente, por melhor que seja.