A semana em dois minutos
Os pacotes com mensalidade fixa chegaram ao gás e à eletricidade em Portugal, pela mão da Endesa.
Depois de o Presidente de Angola ter confirmado, em entrevista ao Expresso que a Sonangol vai vender a sua participação na Galp, a chinesa Sinopec ter-se-á mostrado interessada, segundo o “Jornal Económico”.
Mário Guedes vai sair da Direção-Geral de Energia e Geologia. Segundo João Galamba, o novo secretário de Estado da área, não tem o perfil adequado.
A Promovalor, detida pelo presidente do Benfica, está há dois anos sem contas publicadas. A empresa, com um buraco de €162 milhões, tem agora um mês para evitar a liquidação, com Luís Filipe Vieira obrigado a mostrar as contas, avançou o Expresso Diário.
A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas considera que o Orçamento do Estado continua a não levar devidamente em conta os filhos. Entre as propostas, quer uma dedução à coleta no IRS equivalente a 290 euros por mês, por filho.
Em 2018, 37% dos portugueses fizeram compras pela internet e 52% usou este canal para se relacionar com o seu banco, avançou o INE. Os valores têm vindo sempre a crescer.
Segundo a OCDE, a economia portuguesa vai crescer 2,2% este ano, 2,1% em 2019 e 1,9% em 2020.
O grupo Ikea anunciou a eliminação de 7500 empregos nas áreas administrativas, nos próximos dois anos, e a criação de 11.500 novas funções noutras áreas. A empresa diz que em Portugal não se preveem despedimentos.
RTP, SIC e TVI anunciaram a criação de uma nova associação para medir as audiências de televisão.
Bruxelas voltou a criticar a proposta de Orçamento português por encerrar um risco de desvio significativo em relação às metas de médio prazo exigidas pelo Pacto de Estabilidade (a par com a Bélgica, França e Eslovénia). Já a Itália enfrenta um procedimento por défice excessivos.
As operações da Caixa em Espanha e na África do Sul vão ser vendidas por €574 milhões ao Abanca e ao Capitec Bank, respetivamente.
A Renault, que em Portugal cria 2000 postos de trabalho diretos, mais 1700 indiretos, garantiu que o afastamento do mítico gestor Carlos Ghosn, não terá impacto no funcionamento cá.
O Atelier Samthiago, sediado em Viana do Castelo, especializado em trabalhos de conservação e restauro, foi incluído na lista oficial de prestadores de serviços do Vaticano.