A CB Insights identificou as startups que mais investimento receberam na Europa. E há uma portuguesa

Hum.. que ideia aproveito daqui? Funcionários da startup tecnológica portuguesa Outsystems na sede da empresa, em busca de inspiração <span class="creditofoto">Foto Tiago Miranda</span>

Hum.. que ideia aproveito daqui? Funcionários da startup tecnológica portuguesa Outsystems na sede da empresa, em busca de inspiração Foto Tiago Miranda

Cerca de 90 mil milhões de dólares foram aplicados, desde 2014, em mais de 18 mil rondas de investimento em startups tecnológicas no continente europeu

Texto Maria João Bourbon

Há uma empresa portuguesa entre as startups tecnológicas que mais financiamento receberam na Europa. É a Outsystems, o unicórnio fundado em 2001 por Paulo Rosado, que disponibiliza plataformas low-code para o desenvolvimento rápido de aplicações - e que em 2018 concluiu uma ronda de investimento no valor de 360 milhões de dólares, liderada pelos fundos de capital de risco da KKR e da Goldman Sachs.

De acordo com o estudo recentemente divulgado pela consultora norte-americana CB Insights, a tecnológica nascida em Linda-a-Velha e com sede no Luxemburgo já recebeu 422 milhões de dólares (382 milhões de euros) em investimento, estando atualmente avaliada em mil milhões de dólares (cerca de 907 milhões de euros). A empresa de origem portuguesa é, assim, a sexta que mais capital recebeu em rondas de financiamento na Europa, num total de 36 empresas analisadas.

Desde 2014, cerca de 90 mil milhões de dólares (81,5 mil milhões de euros) foram investidos em mais de 18 mil rondas de investimento em startups tecnológicas na Europa. Esta é outra conclusão da análise da consultora norte-americana, que apenas considera empresas tecnológicas que levantaram pelo menos um milhão de dólares em capital de risco e que fecharam novas rondas de financiamento desde 2014.

No topo da lista está a OneWeb, empresa de telecomunicações com sede em Londres, que quer levar a internet aos quatro cantos do mundo, que já conseguiu angariar 3,5 mil milhões de dólares (3,2 mil milhões de euros).

Segue-se a startup de pagamentos sueca Klarna (com 922 milhões de dólares), o banco digital alemão N26 (683 milhões de dólares), a empresa suíça de soluções de backup para gestão de dados na nuvem Veeam Software (500 milhões de dólares) e a plataforma francesa de boleias de longa distância BlaBlaCar (449 milhões de dólares).

Já no fim da lista está a startup croata de robôs industriais Gideon Brothers, que levantou um total de 2,7 milhões de dólares.

Do total das 36 empresas analisadas, sete são unicórnios - ou seja, empresas avaliadas em mais de mil milhões de dólares.

Além da Outsystems, da Klarna (avaliada em 5,5 mil milhões de dólares), do N26 (3,5 mil milhões de dólares) e do BlaBlaCar (1,6 mil milhões de dólares), incluem-se ainda no restrito clube dos unicórnios europeus as plataformas de transporte Cabify (espanhola) e Bolt (estoniana) e a empresa holandesa de blockchain BitFury Group.