Escolhi o secretário de Estado que achei que melhor completava o meu próprio saber

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Transição Energética, sobre a escolha do deputado do PS João Galamba como secretário de Estado da Energia

Major-General Nunes Fonseca é o novo homem-forte do Exército

O novo Chefe do Estado-Maior do Exército é o tenente-general Nunes da Fonseca. O militar sucede ao general Rovisco Duarte, que se demitiu esta quarta-feira na sequência da polémica em torno das armas roubadas em Tancos. Esta tarde, em Bruxelas, António Costa afirmou que o Conselho Superior do Exército “acabou de dar por unanimidade parecer favorável ao nome que tinha sido indigitado pelo Governo”.

MAI anuncia que chegam a Portugal em novembro 150 refugiados que estão no Egito

Portugal vai receber, em novembro, cerca de 150 refugiados que estão no Egito, primeiro grupo de mais de mil pessoas que vão ser reinstaladas em Portugal até 2019, disse o ministro da Administração Interna. Eduardo Cabrita revelou ainda à Lusa que, na próxima semana, será discutido com o Governo grego um programa de cooperação bilateral.

36.000.000

DE EUROS A PAGAR PELA SAGRADA FAMÍLIA À AUTARQUIA DE BARCELONA

A famosa basílica catalã aceitou pagar 36 milhões de euros à autarquia espanhola, após 136 anos sem licença de construção. Projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí, o monumento é património mundial da UNESCO. Começou a ser construído em 1882, mas ainda não está concluído.

Uma portuguesa na missão para estudar o planeta Mercúrio

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada este sábado, com a participação de uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira faz parte da equipa científica da missão BepiColombo da Agência Espacial Europeia e a empresa Efacec construiu um equipamento eletrónico que irá monitorizar a radiação espacial durante a viagem e a operação de um dos satélites.

Presidente turco anuncia cimeira sobre a Síria em Istambul

Recep Tayyip Erdoğan vai ser o anfitrião de uma cimeira sobre a Síria que terá lugar no próximo dia 27 de outubro em Istambul. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin. Além do Presidente turco, a cimeira reunirá ainda os seus homólogos de França, Emmanuel Macron, e da Rússia, Vladimir Putin, assim como a chanceler alemã, Angela Merkel, com o objetivo de “unir esforços” com vista a uma solução para o conflito no país.

Líderes da UE dispostos a ajudar May a construir “coligação dos sensatos” no Parlamento inglês

Os líderes da União Europeia (UE) preparam-se para apoiar a primeira-ministra britânica Theresa May na construção de uma “coligação dos sensatos” no Parlamento inglês em relação ao Brexit. Segundo o jornal “The Guardian”, trata-se de uma tentativa desesperada de evitar uma saída do Reino Unido da UE sem acordo. Na cimeira desta semana em Bruxelas, a chanceler alemã Angela Merkel sublinhou que a UE deve procurar “todos os caminhos” para um acordo que passe na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento inglês. “Onde há uma vontade há um caminho”, disse.

300.000

EUROS, TOTAL QUE OS ENFERMEIROS PRETENDEM ANGARIAR EM CAMPANHA

A angariação de fundos está prevista durante 20 dias e tem como objetivo apoiar os profissionais de enfermagem que têm perda total do vencimento por fazerem greve em defesa da qualidade da assistência prestada aos portugueses. A contribuição tem um valor mínimo de 20 euros.

Ryanair e pilotos portugueses chegam a acordo

A Ryanair anunciou esta sexta-feira que assinou um acordo com o SPAC - Sindicato de Pilotos da Aviação Civil, reconhecendo as mudanças de base e antiguidade “de todos os pilotos empregados diretamente pela Ryanair em Portugal”. “As negociações com o SPAC para um contrato coletivo de trabalho, de acordo com a lei portuguesa, começarão antes do final de outubro”, lê-se no comunicado da companhia aérea.

SIRESP tem falhas inaceitáveis numa rede de emergência e segurança

Um estudo encomendado pelo Governo aponta limitações no contrato da parceria público-privada do SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Segurança de Portugal) e diz que o sistema apresenta fragilidades inaceitáveis numa rede de emergência e segurança. Segundo divulgou esta sexta-feira a rádio TSF, este trabalho do Instituto de Telecomunicações , que dá seguimento a uma primeira parte do estudo divulgada no ano passado a propósito do incêndio de Pedrógão Grande, estendeu a análise ao funcionamento geral da rede e concluiu que as estações base do SIRESP não têm autonomia suficiente em caso de falta de energia.

Suspeito de matar jornalista búlgara admite ter cometido o crime

O homem suspeito de ter violado e assassinado a jornalista búlgara Viktoria Marinova admitiu ter cometido os crimes, acrescentando que não teve intenção de matar. “Lamento muito. Não posso acreditar no que fiz”, disse Severein Krassimov aos jornalistas no edifício, antes da sessão do julgamento no tribunal de Ruse, na Bulgária.

Academia sueca elege novo membro após escândalo sexual e financeiro

A Academia sueca, instituição que todos os anos atribui o Prémio Nobel da Literatura, anunciou esta sexta-feira a eleição de um novo membro para ocupar uma das vagas deixadas pelas várias demissões, na sequência de um escândalo sexual e financeiro. Trata-se do professor catedrático de Literatura da Universidade de Gotembugo (Suécia) Mats Malm, 54 anos, que ocupará o 11.º lugar deixado vago na primavera passada pelo escritor Klas Östergren.

Não-residentes compram cada vez mais imóveis em Portugal

As vendas de imóveis a não residentes em Portugal continuam a aumentar: entre 2012 e 2017, quase 7% do total de imóveis transacionados no país foram adquiridos por não-residentes. À exceção do ano de 2016, a tendência foi de crescimento desta proporção, mostram os dados do Instituto Nacional de Estatística divulgados esta sexta-feira.