Num Minuto
Esta noite
O dia num minuto

Não existem motivos que comprometam a segurança dos fundos confiados ao BES, pelo que os seus depositantes podem estar tranquilos.

Comunicado do Banco de Portugal “a propósito da situação financeira do Banco Espírito Santo”

ESTADO NÃO INTERVÉM NO BES

O primeiro-ministro afastou a necessidade de uma intervenção do Estado e pediu ao Grupo Espírito Santo para negociar com os credores a fim de minimizar incumprimentos. "Julgo que era importante para todos, tão rápido quanto possível”, salientou Pedro Passos Coelho acrescentando que o banco "continua a ter uma situação de capital sólida". Esta manhã, “por terem cessado os motivos que justificaram a suspensão", a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários voltou a autorizar a negociação das ações do Banco Espírito Santo, as quais ontem, quando foram suspensas, caiam 17,4% .

TROPAS PORTUGUESAS NA GUINÉ?

O Governo está a analisar a participação de militares em ações de patrulhamento para reforçar a segurança no golfo da Guiné, mas ainda não existe "plano concertado" com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental. A região é afetada por pirataria e tráfico de droga, de armas e de seres humanos, e para estar a ser utilizada por grupos terroristas subsarianos, que se misturam com imigrantes ilegais para alcançar a Europa. FOTO RUI DUARTE SILVA

AGRICULTURA MUNDIAL EM MUDANÇA

Na próxima década, a alteração da alimentação humana e a procura crescente de biocombustível vão levar a uma menor produção de trigo e arroz. A atividade agrícola voltar-se-á para os cereais secundários, como aveia, milho, cevada e sorgo, e plantas oleoginosas, como soja e colza. Os preços dos cereais deverão baixar, durante um ou dois anos, e os da carne, laticínios e peixe aumentarão. Explicações no relatório "Perspetivas Agrícolas 2014-2023" da Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económica e do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

ALEMANHA À CONVERSA COM OS EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros alemão disse que vai abordar a questão da espionagem com o homólogo norte-americano, John Kerry, à margem das negociações sobre o nuclear iraniano deste fim de semana em Viena de Áustria. Ontem, a Alemanha expulsou o chefe dos espiões dos EUA em Berlim. Os laços entre os dois países devem assentar "na confiança e no respeito mútuo" e ser "revigorados numa base honestidade", acrescentou Frank-Walter Steinmeier.

“UM REGIME DE INDULGÊNCIA”

O novo decreto-lei que permite às misericórdias continuarem a gerir farmácias, mas não a outros hospitais privados, institui “um regime de indulgência, ao isentar as farmácias do setor social dos requisitos exigidos aos proprietários das restantes que se encontram no mercado, tal como o pagamento de IRC". A Associação Portuguesa de Hospitalização Privada diz ainda que o diploma "compromete a transparência do mercado" e é uma "nova situação de favor às Misericórdias", pondo ainda em causa princípios da livre concorrência. FOTO TIAGO MIRANDA

ATAQUE NA UCRÂNIA

Pelo menos 30 soldados ucranianos morreram num ataque com mísseis, cerca das 4h da madrugada (2h em Lisboa) a um posto de fronteira na região de Lugansk, próxima da região de Donetsk, no leste da Ucrânia.

MORTOS NA FAIXA DE GAZA

Nove palestinianos morreram e 16 ficaram feridos, esta manhã, em três ataques israelitas à Faixa de Gaza, subindo para 100 o número de mortos nestes quatro dias de conflito entre Israel e a Palestina. FOTO MOHAMMED SABER/REUTERS

COMISSÁRIAS ESCREVEM A JUNCKER

Numa altura em que todos os 11 potenciais comissários já apontados pelos Estados-membros são homens, as comissárias que integram o colégio da Comissão Europeia liderado por Durão Barroso escreveram ao candidato Jean-Claude Juncker para que pressione os governos para haver "pelo menos dez mulheres" no futuro executivo comunitário. Portugal é um dos países que ainda não indicou um nome para o futuro colégio de comissários. FOTO YVES HERMAN/REUTERS

CURDOS CONTROLAM PETRÓLEO

O Iraque acusou as forças da região do Curdistão iraquiano de terem tomado controlo de dois campos petrolíferos perto da cidade de Kirkuk, num momento de tensão entre as duas partes. Estima-se que os dois campos de extração de petróleo tenham uma produção diária de 400 mil barris. Os curdos do Iraque consideram o primeiro-ministro iraquiano um "histérico" que tem competência para dirigir o país. Nuri al-Maliki acusa-os de protegerem rebeldes sunitas no seu território.

FUZILEIRO E MULHER MORTOS NO SEIXAL

A Marinha lamentou os "acontecimentos trágicos" que culminaram na morte de um capitão-de-fragata de 48 anos, na reserva, e da sua mulher, de cerca de 40. O casal foi encontrado morto a tiro, na quarta-feira, numa zona de mato em Belverde, Concelho do Seixal. A Polícia Judiciária suspeita de homicídio seguido de suicídio.

Esta noite

No passeio marítimo de Algés, há uma hora que já começou o rol dos 46 concertos do Optimus Alive - os Buraka Som Sistema começam 25 minutos depois da meia-noite. Não muito longe prepara-se o regresso, pelas 19h30, do ciclo de concertos “Noites de Verão”, no Jardim das Esculturas do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, com a cantora, compositora e instrumentista finlandesa Lau Nau. Na margem sul, em Setúbal, Rodrigo Leão enche de música, a partir das 21h, o Fórum Municipal Luísa Todi. Meia hora mais tarde, no Porto, na Casa da Música, está o quarteto “Trompas Lusas”, cujo reportório vai desde a música de caça e barroca, passando pela clássica até à contemporânea e popular. Para os aniversariantes de hoje, a entrada é livre no Mar Bar First Floor, na Praia Grande, Sintra, onde “The Kronik People” estão de regresso com a sua História da Selva e, para o final da festa, como estamos num país anglófono, prometem “free open air after party” num local a anunciar.