Expresso.pt

Aspirina já não é boa para prevenir ataques cardíacos?

SAÚDE Esta semana, os EUA apertaram os critérios para a toma de aspirina, e isso “causou muita confusão nos doentes” em Portugal. Cardiologistas ouvidos pelo Expresso dizem que não muda nada na vida dos cidadãos europeus: quem já teve ataques cardíacos deve continuar a tomar, quem nunca teve, não. (Leia aqui)

87%

dos portugueses consideram que devemos comer alimentos que poupem mais o planeta, segundo um inquérito realizado em nove países europeus (Áustria, Bélgica, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Portugal, Suécia e Reino Unido) pela organização World Wild Fund, integrado no projeto EAT4CHANGE, divulgado esta quinta-feira, em vésperas do Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro (Leia aqui)

Portugueses usam poucos genéricos

MEDICAMENTOS Vinte anos depois de terem entrado no mercado nacional, os medicamentos genéricos, sem marca comercial — ou, vulgo, de ‘linha branca’ —, são comprados apenas por 48,7% dos portugueses que tomam medicação, abaixo dos 65% já comuns no resto da Europa, indica um estudo da Associação Portuguesa de Medicamentos Genéricos e Biossimilares. (Leia aqui)

“É querer tapar os olhos e os ouvidos”

André Lima Coelho

Deputado do PSD, coordenador para a Segurança Interna, sobre a recusa dos deputados do PS e do BE de ouvirem no Parlamento ex-ministros e ex-diretores do SEF, por causa da reforma deste serviço (Leia aqui)

Os dados dos telemóveis chineses

DADOS Fabricantes chineses de telemóveis partilham os dados pessoais de quem os compra? E são apenas eles? Não. Um especialista em cibersegurança ouvido pelo Expresso diz que Google, Facebook ou Apple fazem o mesmo. A questão é simples: quando um serviço é gratuito, o produto somos nós. Na nossa plataforma digital publicamos um artigo que fala disto. (Leia aqui)