Expresso.pt

Tribunal do PSD ameaça Rui Rio

PROCESSO O Conselho de Jurisdição do PSD admite determinar uma repreensão a Rui Rio e perda de mandato a Adão Silva, líder parlamentar, defendendo que Rio e Adão violaram regras do partido por não terem dado seguimento à moção temática aprovada no congresso a pedir referendo à eutanásia. A direção de Rio acusa o ‘tribunal’ de “perseguição com objetivos políticos” e de ter enveredado por “ridículos factos ficcionais”. A história está toda em Exclusivos Expresso.

<span class="arranque">AUTÁRQUICAS</span> Anunciando que a CDU vai apresentar candidaturas em todo o território nacional, o líder comunista aproveitou para criticar o Governo, alertando que os apoios consagrados no OE estão a ser “arrastados ou pervertidos”. O PS está na mira do arranque comunista para as autárquicas. Leia mais em <a href="https://expresso.pt/politica/2021-04-20-Jeronimo-lanca-autarquicas-com-ataques-ao-PS-2f384b5a">Exclusivos Expresso.</a> <span class="creditofoto">FOTO ANTÓNIO COTRIM/LUSA</span>

AUTÁRQUICAS Anunciando que a CDU vai apresentar candidaturas em todo o território nacional, o líder comunista aproveitou para criticar o Governo, alertando que os apoios consagrados no OE estão a ser “arrastados ou pervertidos”. O PS está na mira do arranque comunista para as autárquicas. Leia mais em Exclusivos Expresso. FOTO ANTÓNIO COTRIM/LUSA

PS-Porto deixa Carneiro à porta

AUTÁRQUICAS O perfil aprovado pela concelhia do PS-Porto para o próximo candidato do partido à autarquia não cola com o nº 2 de António Costa no partido (que se disponibilizou) e assenta como uma luva ao jovem deputado que lidera o PS local, Tiago Barbosa Ribeiro. “É um candidato com presente a pensar no futuro”, dizem os seus pares, mentalizados para mais quatro anos de ‘jejum’ na ida a votos à Câmara do Porto. Aceda para ler toda a história.

12

A Operação Olissipus, que levou a Polícia Judiciária a fazer buscas esta terça-feira a alguns edifícios da Câmara de Lisboa, investiga 12 negócios feitos pela Câmara Municipal, com dois nomes que se repetem: Manuel Salgado e Espírito Santo. Fernando Medina diz-se “tranquilo” e defende-se apontando um caso que a própria autarquia denunciou. O Expresso foi ao baú procurar cada um.

Partidos facilitam independentes

ASSEMBLEIA A lei autárquica contestada pelos Grupos de Cidadãos Eleitores foi corrigida, mas não revertida na íntegra, como defendiam CDS, PAN, BE ou IL. Os independentes podem concorrer à Câmara e Assembleia Municipal com o mesmo nome, símbolo e sigla, mas não a todas as freguesias, como reivindicavam os movimentos apartidários. O líder parlamentar do CDS diz que é uma “luz amarela”, mas não uma “luz verde”. Os independentes só reagem com detalhes na mão. Ler aqui.