Expresso.pt

Jerónimos limpos com álcool

CONSERVAÇÃO E não, não é por causa da covid. As paredes do mosteiro estão a ser borrifadas com álcool para eliminar algas, líquenes e musgos. É a primeira vez em Portugal que um edifício que faz parte do património nacional é limpo de forma ecológica. Na nossa plataforma digital publicámos um artigo sobre o assunto, com fotos do antes e do depois da intervenção. (ver aqui)

546

foi o número de divórcios em fevereiro em Portugal, o número mais baixo do último semestre. Ao contrário do que se esperava, durante todo o ano de pandemia as separações mantiveram-se abaixo da média dos últimos anos, apesar de haver um número muito superior de pedidos de informação e de processos submetidos. Os especialistas têm explicações para o facto. (ver aqui)

Operação Marquês ao vivo na redação

DEBATE Se lhe tem escapado, recordo que promovemos ciclicamente na redação do Expresso e da SIC debates ao vivo sobre os assuntos mais pertinentes da atualidade. Só esta semana foram três, um dos quais juntou os colunistas do Expresso Daniel Oliveira e Miguel Poiares Maduro e a editora de política da SIC Cristina Figueiredo para falarem sobre as conclusões da leitura do acórdão do juiz Ivo Rosa sobre Sócrates e a Operação Marquês. (ver aqui)

“Sou maior e vacinado/a”

Expressão bem conhecida de autor desconhecido

A história da origem desta frase está contada num dos artigos Exclusivos que publicámos esta semana (ver aqui)

Ter emprego não impede a pobreza

ESTUDO Um terço das pessoas que vivem em situação de pobreza em Portugal trabalha, na sua maioria com emprego estável e contrato de trabalho. Este e outros dados estão num estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, feito por 11 investigadores, que se basearam em dados do Instituto Nacional de Estatística anteriores à pandemia. (ver aqui)