Dicas

Quatro estratégias para reinventar a sua carreira

O cenário de incerteza e volatilidade que a pandemia de covid-19 trouxe à economia mundial levou muitos profissionais a repensar o rumo da sua carreira. Seja porque a pandemia afetou de forma nunca antes imaginada o seu sector de atividade ou por inadaptação aos novos desafios de um trabalho mais remoto e solitário, muitos começaram a ponderar uma carreira fora do seu circuito profissional habitual, reinventando-se. O processo não é imediato, exige reflexão, preparação e, por vezes, até novas qualificações. Mas há formas de tornar este caminho de mudança mais fácil e seguro.

1 Avalie o momento e o contexto

O primeiro passo que deve dar é refletir sobre aquilo que o está a levar a ponderar a mudança. Analise o cenário atual, o contexto em que se encontra e o que gostaria de fazer.

2 Experimente primeiro

O tempo em que um profissional fazia o mesmo em toda a carreira está ultrapassado. Mudar é normal e até valorizado pelos recrutadores. Mas deve pensar nisto a médio prazo. Não tem de mudar amanhã. Caso essa oportunidade surja, pode até combinar duas atividades durante um período, para se certificar de que a opção é a correta.

3 Perca o medo

Mudar de carreira não é uma opção irreversível. A sua experiência e percurso ninguém lho tira, pelo que experimentar algo novo só o valoriza. Procure perceber o que gostaria de fazer, o que seria preciso para o fazer e tente partilhar ideias com pessoas que conheçam a área ou o sector. Irá ajudá-lo a perder o medo de arriscar.

4 Faça um ‘pé de meia’

Uma das questões que limitam a transição profissional é a questão financeira. Deixar tudo sem ter a garantia de que será bem-sucedido é um travão que muitos profissionais não conseguem ultrapassar. Prepare a transição com tempo, organizando uma poupança que lhe permita ter ‘rede’ durante algum tempo.