Como influenciar uma escolha? Nudge
Teoria. A arquitetura da decisão — nudge — tem suscitado interesse de organizações, Governos e empresas. A teoria económica abre campo a múltiplas aplicações, desde políticas públicas a marketing. O número é relevante: 95% das nossas decisões são irracionais. Este é um dos pontos de partida da teoria da arquitetura da decisão, desenvolvida nos EUA por dois economistas. O nudge, que em português significa ‘empurrão’, joga com a nossa perceção da realidade para defender que uma pequena alteração do contexto é suficiente para influenciar uma escolha. Mas se a teoria tem base científica, há uma questão inevitável: seremos levados à decisão certa? Este foi o tema do ciclo de conferências Nudge — O Poder da Decisão, organizado esta semana, de terça a quinta-feira, pelo Expresso, em parceria com a Auchan, a Gebalis e a PLMJ. Experiências internacionais têm mostrado que a teoria pode ser aplicada de forma benéfica em diferentes campos — das políticas públicas à nutrição, finanças, ordenamento do território, coesão social, habitação. Mas o terreno é também fértil para a publicidade e o marketing, como estratégia para influenciar os consumidores numa lógica meramente comercial