A tempo e a desmodo

A tempo e a desmodo

Henrique Raposo

Não endeusem a Web Summit

Contactos do autor

Uma idolatria que nos vai custar caro <span class="creditofoto">Foto Reuters</span>

Uma idolatria que nos vai custar caro Foto Reuters

Não compreendo porque é que políticos e jornalistas de todo o mundo continuam a endeusar os deuses da net e da tecnologia virtual. Parece que esta parte do capitalismo é sagrada e intocável, por oposição às outras partes do capitalismo, mais sujas e imorais. A política e os média preocupados com a ascensão dos Trump não podem ao mesmo tempo endeusar os magos da Web Summit, porque há uma relação de causa-efeito entre o mundo virtual e a ascensão dos nacionalismos.

A economia que enriquece os Jobs e os Cosgrave é a economia que está a empobrecer o resto da população. E qual é a reação da imprensa e dos “sofisticados”? Endeusar os magos da net e diabolizar a tal população empobrecida que vota em quem não deve. Ai, estes pobres desobedientes!

Nem sequer estou a falar da forma como a internet, o espaço da selva, permite o crescimento da mentira e do ódio. Estou a falar da produção sistemática de pobreza, um dos efeitos da economia dos Jobs e Cosgrave. Olhe-se só para os EUA, o grande indicador. Na última geração, a riqueza americana aumentou de 3,6 biliões de dólares para 20 biliões. Todavia, a percentagem de população de classe média baixou de 61% para 50%. Como é que isto é possível? A economia que enriquece os Jobs e os Cosgrave é a economia que está a empobrecer o resto da população. E qual é a reação da imprensa e dos “sofisticados”? Endeusar os magos da net e diabolizar a tal população empobrecida que vota em quem não deve. Ai, estes pobres desobedientes! Esta tecnologia dá bons empregos e riqueza a um nicho, não tem efeitos multiplicadores de produtividade para a sociedade em geral. Ou seja, esta fase “virtual” do capitalismo não tem os efeitos positivos das anteriores para a população em geral; uma fábrica de carros fazia carros e empregava milhares. Há fábricas de apps? A riqueza e produtividade desta economia virtual ficam numa torre de marfim e, em consequência, a criação de emprego em geral fica remetida quase sempre para sectores precários e de baixa produtividade, porque, lá está, não há novas fábricas ou empresas de nível médio para elevar as pessoas até à classe média. O elevador social está partido e foi partido pelas pessoas que se juntam na Web Summit.

O tempo do Silicon Valley e da Web Summit é também o tempo da maior estagnação ou mesmo empobrecimento para a maioria das populações. Para que uns conquistassem os seus unicórnios tecnológicos, a maioria empobreceu ou estagnou e agora estamos a perder a democracia. Vamos continuar a endeusar a Web Summit e afins?