Perfil Perfil

O que a História nos ensinou é que os governos agressivos e autoritários raramente mantêm os seus abusos dentro das próprias fronteiras

Maya Wang Investigadora sénior da Human Rights Watch, diz em entrevista ao “Observador” que a repressão "disparou" com Xi Jinping, tanto nos meios rurais como em cidades como Pequim ou Xangai.

Tancos. PS chama Costa a depor por escrito na comissão

O Partido Socialista vai chamar António Costa a depor na comissão de inquérito ao furto das armas em Tancos e também quer ouvir a anterior procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, noticiou a Lusa, que teve acesso ao requerimento enviado ao presidente da comissão de inquérito. Entre os nomes que integram a lista de audições propostas, estão também os dos ex-ministros da Defesa Aguiar-Branco e Azeredo Lopes, e respetivos chefes de gabinete, desde janeiro de 2014 até agora. Serão também chamados os chefes do Estado-Maior do Exército desde 2014 até ao presente momento (Carlos Jerónimo, Rovisco Duarte e Nunes da Fonseca) e os chefes do Estado-Maior General das Forças Armadas (o general Pina Monteiro e o almirante Silva Ribeiro). Há ainda outros nomes na lista.

Médico que criou os primeiros bebés geneticamente modificados está desaparecido

He Jiankui, o cientista chinês que disse ter criado os primeiros bebés geneticamente modificados, está desaparecido desde a semana passada, noticiou o "South China Morning Post". Foi visto pela última vez numa conferência em Hong Kong. O antigo responsável pela comunicação do investigador negou que He Jiankui tivesse sido detido pelas autoridades, havendo rumores de que esteja em prisão domiciliária. A Comissão de Saúde Nacional da China anunciou recentemente a abertura de uma investigação às experiências do cientista, que anunciou ter modificado os genes de dois embriões para torná-los imunes ao vírus da imunodeficiência adquirida, responsável pela sida.

Fuga de informação sobre vinda do Papa a Portugal gera mal-estar na Igreja

A notícia de que Portugal seria o país escolhido pelo Papa Francisco para acolher as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em 2022 só deveria ser revelada pelo próprio Papa e depois confirmado por D. Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, mas o site Religionline antecipou-se e isso causou mal-estar dentro da Igreja. Em reação a isso, Manuel Barbosa, porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, afirmou que “quem dá a notícia é responsável por ela” e acrescentou que “só o Papa pode anunciar uma decisão” deste género. Dada a fuga de informação, não foi descartada a hipótese de o evento já não se realizar. Não há ainda confirmação oficial.

11

Dias de paragem da Autoeuropa por falta de motores

A fábrica da Autoeuropa, em Palmela, vai parar por falta de motores durante quase duas semanas. A paragem na produção deverá ocorrer entre 23 de dezembro e 3 de janeiro de 2019, apurou o Expresso. Uma fonte da Autoeuropa confirmou que a causa das paragens tem a ver com falta de motores, os quais são produzidos por fornecedores sedeados sobretudo na Alemanha e na Polónia e que, em situações de maior solicitação, como agora, "infelizmente muitas vezes não conseguem responder em conformidade".

Ministério Público abre inquérito ao uso de violência no curso da GNR

O Ministério Público abriu uma investigação às agressões cometidas no 40.º curso do Centro de Formação da GNR em Portalegre. A Procuradoria-Geral da República confirmou ao Expresso que o MP "determinou a instauração de inquérito relacionado com a matéria". Pelo menos dez formandos sofreram lesões graves e traumatismos durante o curso e alguns foram mesmo internados e submetidos a intervenções cirúrgicas, soube-se este fim de semana, tendo o Ministério da Administração Interna ordenado à Inspeção Geral da Administração Interna a abertura de um inquérito sobre o alegado espancamento.

Extrema-direita entra no parlamento da Andaluzia em eleições ganhas por PSOE

O PSOE foi o partido mais votado nas eleições na região espanhola da Andaluzia, realizadas este fim de semana, mas teve os piores resultados da sua história. O sufrágio acabou por ficar marcado pela chegada da extrema-direita ao parlamento regional, que desde 1982 não tinha expressão eleitoral em Espanha, através do Vox, que conseguiu eleger 12 deputados regionais. O PSOE passou de 47 deputados regionais (num total de 109) para 33, enquanto o Partido Popular (PP, direita) passa de 33 para 26. O Cidadãos foi o partido que mais subiu, passando de nove deputados regionais para 21, mantendo intacta a sua pretensão de vir a liderar a direita espanhola.

832

Valor de dívida em euros que Joe Berardo está a renegociar com a banca

O empresário Joe Berardo está a renegociar 832 milhões de euros de dívida, segundo informou o revisor oficial de contas da Fundação Berardo, citado na edição desta segunda-feira do "Correio da Manhã". O montante corresponderá a dívida em "situação de incumprimento" no final de 2017, que em julho de 2018 ainda estava em negociação. Segundo o mesmo jornal, esta negociação está na fase final e os bancos já assumiram que terão de perdoar parte da dívida.

Alterações climáticas. Guterres pede atenção para “o assunto mais importante” de todos

O secretário-geral das Nações Unidas apelou esta segunda-feira aos países para adotarem mais medidas contra as alterações climáticas em vez de ficarem a assistir, passivos, aos seus "impactos devastadores". Na abertura da cimeira do clima COP 24, que oficialmente começou esta segunda-feira na Polónia, Guterres considerou as alterações climáticas "o assunto mais importante" no mundo e pediu a governos e investidores que "apostem na economia verde, não no cinzento da economia carbonizada". Também sublinhou que é preciso "eliminar os subsídios aos combustíveis fósseis, que fazem tanto mal ao meio ambiente".