A tempo e a desmodo

A tempo e a desmodo

Henrique Raposo

Federação ou saco de gatos?

Contactos do autor

Entendo a direita como uma federação de diferentes sensibilidades; cada uma com a sua utilidade. Liberais, conservadores e reacionários: todos têm a sua vitalidade, são três lentes diferentes sobre a realidade que permitem à direita governar com sensatez; as virtudes dos liberais não se transformam em defeitos devido à ação dos conservadores, e vice-versa; até o avô rezingão e reacionário tem uma função. O problema surge quando esta federação civilizada se transforma num saco de gatos, quando o pluralismo se transforma em sectarismo.

O antigo primeiro-ministro Jose Maria Aznar: onde está o novo “federador” da direita espanhola? <span class="creditofoto">Foto KIKO HUESCA / EPA</span>

O antigo primeiro-ministro Jose Maria Aznar: onde está o novo “federador” da direita espanhola? Foto KIKO HUESCA / EPA

E este é um problema simbolizado ao máximo pela direita espanhola: a direita ocidental está a ser tomada por vício que antes só associávamos à esquerda – o sectarismo, a mania de encontrar a direita “pura” ou “dura” por oposição às outras direitas “impuras” ou “moles”. O resultado é a fraqueza eleitoral. A direita espanhola está a voltar aos tempos da minha infância nos anos 80: tribalizada, não consegue vencer a esquerda e os nacionalismos de esquerda. Além da fraqueza eleitoral, registe-se a fraqueza civilizacional: a incapacidade moral e intelectual para dialogar com quem pensa e sente de forma diferente.

O Ciudadanos pode ser visto como a cisão positiva e legítima aos olhos dos valores europeus desde 45. O Vox pode ser visto como a cisão negativa que vem rasgar valores do próprio centro-direita. O que fazer? Votar no primeiro no dia das eleições; tentar compreender o eleitorado do segundo nos restantes 364 dias do ano

O PP deixou de ser uma federação fortíssima devido a dois fenómenos comuns a todo o espaço europeu. Primeiro, os escândalos de corrupção. Segundo, a emergência dos novos populismos. E agora? Quando olhamos para as cisões que enfraqueceram o PP, vemos o Ciudadanos e o Vox. O primeiro pode ser visto como a cisão positiva e legítima aos olhos dos valores europeus desde 45. O segundo pode ser visto como a cisão negativa que vem rasgar valores do próprio centro-direita. O que fazer? Votar no primeiro no dia das eleições; tentar compreender o eleitorado do segundo nos restantes 364 dias do ano.