A tempo e a desmodo

A tempo e a desmodo

Henrique Raposo

Pátria vs. tribos

Contactos do autor

O futebol é um buraco da fechadura perfeito sobre um país. Normalmente, esta imagem é usada através do estilo de jogo em campo. Só que a organização para lá do relvado também é reveladora. Vamos comparar, por exemplo, Portugal e Holanda, dois países com clubes em dificuldades no ranking da Europa. Os holandeses, com sentido de unidade e até de pátria, unem-se para aumentar o peso do país na Europa. Os portugueses, menos patrióticos e mais tribais, permanecem divididos e incapazes de resolver sozinhos a queda da sua competitividade na Europa.

Se quer voltar à glória europeia, o Benfica (ou o FC Porto) precisa de jogos mais difíceis e competitivos domingo após domingo; isso só é possível se o Benfica (e o FC Porto) partilhar a sério a riqueza que traz da UEFA com todos os outros clubes portugueses

A federação holandesa impôs por unanimidade uma medida que devia ser óbvia em Portugal: os clubes mais ricos que arrecadam dinheiro na UEFA passarão a partilhar parte desse dinheiro com os outros a partir da próxima época. É uma forma óbvia de evitar aquilo que existe à escala europeia: a concentração de recursos nos mesmos de sempre leva à vitória dos mesmos de sempre. Ademais, é uma forma de elevação do futebol holandês. Se quer voltar às meias-finais da Liga dos Campeões, o Ajax precisa de jogos mais difíceis e competitivos dentro de casa. O mesmo raciocínio aplica-se ao Benfica: se quer voltar à glória europeia, o Benfica (ou o FC Porto) precisa de jogos mais difíceis e competitivos domingo após domingo; isso só é possível se o Benfica (e o FC Porto) partilhar a sério a riqueza que traz da UEFA com todos os outros clubes portugueses.

Ajax: um exemplo dentro e fora do campo <span class="creditofoto">Foto NEIL HALL / EPA

Ajax: um exemplo dentro e fora do campo Foto NEIL HALL / EPA

A fórmula de cálculo da partilha pode mudar, mas a sua essência está correta. Os holandeses chegaram lá sozinhos através do uso da razão e do sentido patriótico. Os portugueses chegarão lá obrigados quando estas regras (óbvias) forem impostas pela UEFA num futuro próximo.