O PIOR DIA DO PRESIDENTE

Motivos para ‘impeachment’ de Trump podem ser “esmagadores”

Foto Getty

Foto Getty

Foi uma terça-feira negra para o presidente dos EUA. Na mesma hora soube-se que Trump foi implicado diretamente em crimes por um antigo advogado pessoal e que um ex-diretor da sua campanha presidencial foi condenado por fraude fiscal e bancária. Já se fala outra vez em ‘impeachment’ mas este “só acontecerá com uma maioria democrata na Câmara dos Representantes”. E as eleições intercalares estão a chegar

Texto Hélder Gomes

“A condenação de Manafort é significativa mas a confissão de culpa de Cohen é uma bomba”, comenta ao Expresso o analista político Brian Normoyle, a partir de Los Angeles. Michael Cohen, ex-advogado de Donald Trump, admitiu que o presidente lhe disse para comprar o silêncio de duas mulheres e declarou-se culpado de oito acusações criminais. Minutos depois, Paul Manafort, o antigo diretor da campanha do então candidato presidencial, foi condenado por fraude fiscal e bancária, tendo o júri chegado a acordo em apenas oito das 18 acusações que pendiam sobre ele.

Num dia “legalmente muito problemático para Trump”, “o antigo advogado do presidente em exercício dos EUA testemunhou sob juramento em audiência pública que cometeu crimes ‘em coordenação com e sob a direção’ do próprio presidente”, sublinha o analista político. Até esta terça-feira, “o público estava dividido de forma praticamente idêntica sobre se a investigação de Mueller era uma ‘caça às bruxas’, como Trump tem repetidamente afirmado, ou se era uma investigação séria que poderia revelar crimes graves”, acrescenta Brian Normoyle.

Robert Mueller é o conselheiro especial que, desde maio do ano passado, supervisiona a investigação sobre a interferência da Rússia nas eleições americanas de 2016. Com os recentes desenvolvimentos, a retórica da “caça às bruxas” cai por terra porque “agora há cinco pessoas próximas de Trump, três das quais nos níveis mais altos do seu círculo íntimo, que são criminosos condenados ou confessos”, contabiliza Normoyle. “A investigação de Mueller ganha agora uma nova vida e legitimidade. Dois dos parceiros de campanha e de negócios mais próximos do presidente vão para a cadeia mas, antes disso, podem partilhar mais do que sabem, levando a acusações adicionais”, concorda o gerente de relações públicas Russell Schaffer, em declarações ao Expresso a partir de Nova Iorque.

Michael Cohen confessou que pagou o silêncio de duas mulheres a pedido de Trump FOTO EPA

Michael Cohen confessou que pagou o silêncio de duas mulheres a pedido de Trump FOTO EPA

E AGORA JÁ SE PODE FALAR EM ‘IMPEACHMENT’?

Os dois casos “representam os maiores desafios até agora para a administração Trump naquele que foi claramente o pior dia da sua presidência – e ele já teve muitos dias maus”, avalia Schaffer, acrescentando: “o seu círculo íntimo foi invadido e ele encontra-se em evidente risco legal”. Mas haverá um perigo real de destituição? “Se a história [de Cohen] puder ser corroborada, então Trump é culpado de crimes passíveis de ‘impeachment’, independentemente dos resultados da investigação de Mueller, que também pode encontrar indícios de conspiração e/ou obstrução à justiça por parte do presidente”, refere Normoyle.

Também para Schaffer, “agora há definitivamente uma base sólida para o ‘impeachment’”. “Cohen implicou diretamente o seu antigo chefe num ato criminoso. Sem esse ato ilegal, é bem possível que o nome de Stormy Daniels [a atriz porno que terá tido um caso com Trump em 2006] tivesse vindo a público antes das eleições”, equaciona o gestor. Nesse cenário, “talvez Trump tivesse perdido”, refere.

“Além disso, o advogado de Cohen, Lanny Davis, diz agora que o seu cliente tem conhecimento de um plano de conluio com o Governo russo para influenciar as eleições de 2016, [um plano] de que Trump estava totalmente ciente e que até foi aprovado por ele. Mais uma vez, se isto puder ser demonstrado, então os motivos para ‘impeachment’ são esmagadores”, considera Normoyle.

Foto Getty

Foto Getty

CONSEQUÊNCIAS PARA AS INTERCALARES

Contudo, a destituição “só acontecerá com uma maioria democrata na Câmara dos Representantes”, adverte Schaffer. “Os republicanos, na sua maior parte, apoiam fanaticamente o presidente e não os consigo imaginar a darem início a um processo de ‘impeachment’ enquanto ainda estão no poder”, justifica. Ora, a reconfiguração da câmara baixa do congresso norte-americano poderá acontecer já a 6 de novembro, o dia das eleições intercalares nos EUA.

“Claramente, estes desenvolvimentos vão prejudicar o moral republicano no caminho até às intercalares. Todas as sondagens mostram-nos a perder e isto provavelmente só virá piorar a situação. Ficaria surpreendido se os democratas não ganhassem pelo menos mais 30 assentos. Na verdade, penso que esse número pode estar mais próximo dos 50”, prognostica o gestor de relações públicas. Atualmente, os republicanos ocupam 236 lugares na Câmara dos Representantes, enquanto os democratas têm 193 assentos. Há ainda seis lugares vagos num total de 435.

Quanto ao curto período de tempo que decorreu entre a audiência de Cohen e o veredicto de Manafort, os responsáveis ouvidos pelo Expresso afastam qualquer jogada de bastidores. “Foi mera coincidência. Ninguém sabe se e quando um júri vai chegar a uma decisão e a audiência de Cohen foi marcada há muitas semanas”, refere Normoyle. “O que é notável é que estes dois eventos arrasadores aconteceram na mesma hora. Um escritor de ficção não imaginaria algo assim”, concorda Schaffer.

Mas se Trump reagiu no próprio dia à condenação de Manafort, dizendo-se “muito triste” e reiterando que o seu antigo diretor de campanha é “um homem de bem”, só esta quarta-feira é que se pronunciou sobre a confissão de Cohen. “Se alguém está à procura de um bom advogado, sugiro veementemente que não contrate os serviços de Michael Cohen!”, escreveu no Twitter. “Eleitores democratas em todo o país querem que o presidente seja destituído e estes últimos desenvolvimentos fornecem um enorme fundamento para isso. O início de 2019 vai ser muito interessante”, antevê Schaffer.