LOGOUT
DE MIÚDOS A GRAÚDOS, PROPOSTAS DE LAZER PARA O FIM DE SEMANA

TEXTO KATYA DELIMBEUF
Chegou o verão, o bom tempo e multiplicam-se as opções ao ar livre. Para lá da praia e dos piqueniques, aqui ficam algumas sugestões originais em Lisboa e no Porto. Seja a degustar um verdadeiro 'croissant' francês, ao balcão de um bar de mozzarelas ou na Casa Delas...
O Intendente tornou-se um dos bairros mais castiços de Lisboa, depois da sua requalificação. Este fim de semana, entre as 10h e as 18h, tem lugar o Intendente em Festa, uma iniciativa que agrupa 'ateliers', aulas abertas, 'performances' e muitas bancas com todo o tipo de 'arts and crafts'. Não faltam comes e bebes, nem música, que estará a cargo do Trio Tramuntana, um trio multicultural onde a mistura ítalo-ucraniana e lusitana permite ritmos diferentes.
Num tom mais clássico, mas aproveitando o clima ameno dos fins de tarde, o Festival ao Largo, no Largo de São Carlos, dá início a mais uma temporada. Sexta e sábado, às 21h30, a abertura é da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Artes do Montijo. Joana Carneiro assume a direção musical, Mário Laginha, Edouard Lalo e Tchaikovski são os autores das obras escolhidas. Domingo à mesma hora, sob a direção de Pedro Amaral, é a vez do "Concerto para Clarinete em Lá maior", de Mozart, e a "da 6ª Sinfonia N.º 6, Op. 68", de Beethoven. Nuno Silva é o solista no clarinete.
As agradáveis noites de verão e música clássica regressaram ao Largo de S. Carlos
Ainda na área da música, mas com o belo cenário do Palácio de Monserrate, em Sintra, por trás, é já habitual ter Raul Pinto na Sala da Música ao piano, aos domingos. Entre as 14h e as 16h, o pianista interpreta obras do período Romântico, passando por autores como Chopin, Schubert, pelos impressionistas, como Satie e Debussy, ou pelos clássicos, como Mozart ou Beckford (que até viveu em Monserrate, entre 1793 e 1794).
No segundo e no último domingo de cada mês, há sessões de piano no belo cenário de Monserrate
Para quem tem crianças a seu cargo, eis uma atividade digna de nota: este domingo de manhã, no Parque Moinhos de Santana, no Restelo, a proposta para pais, avós e netos, a partir do 1 ano de idade, combina chocolate, tintas e a promessa de muita roupa para lavar. Chocolate preto e às cores, pincéis, mãos e pés são o que é preciso para passar uma manhã divertida, cheia de sabores e boas recordações. A atividade, a cargo da Sorrisos e Descobertas, é às 10h30 e custa €12,5 por família (até 4 elementos).
Chocolate, pinturas e roupa para lavar são a proposta da Sorrisos e Descobertas
Antes ou depois, pode ir tomar o pequeno-almoço ou lanchar na nova Boulangerie Costes, uma padaria francesa que abriu agora o segundo espaço, em Arroios. Trincar um típico croissant francês, confecionado com manteiga de 'tourage', ou comer um 'pain au chocolat', são duas deliciosas possibilidades, mas também pode preferir as opções nacionais broa de milho, pão com chouriço, pão de água ou de cereais.
Na nova Boulangerie Costes, as propostas de 'croissants' francês ou 'pain au chocolat' têm preços convidativos
Para jantar, a nossa sugestão familiar recai sobre o também recente Alfama Wine & Burgers (na Rua do Vigário, nº 14). Os mais novos podem dedicar-se às oito variedades de hamburgueres na carta (onde há vaca, porco, borrego, atum ou vegetariano) e os mais velhos podem debruçar-se sobre a quase infindável carta de vinhos, das mais variadas regiões do país. À garrafa, ou a copo (por €3,5), é a oportunidade de provar néctares que ainda não conhece.
Quem disse que bom vinho e hamburgueres são incompatíveis? Em Alfama, não têm de ser
A norte do Douro
Na cidade das Camélias, há igualmente atividades dignas de nota. Para a gente de palmo e meio, este fim de semana marca algo importante: dois dias de Festival Panda. No Estádio do Mar, em Matosinhos, às 9h ou às 15h, o espetáculo que juntou mais de 50 000 espectadores no ano passado faz a alegria de muitas famílias com crianças dos 2 aos 10 anos. Heidi, Ruca, Pocoyo, Winx, Abelha Maia, Panda e os Caricas, As Músicas da Sónia, Xana Toc Toc e a Banda do Panda são os convidados que garantem memoráveis momentos de música e dança. Poucos resistem ao animal fofinho, de pêlo preto e branco.
O Festival Panda, em Matosinhos, faz as delícias de muitas famílias
Ainda no domínio das atividades com os mais novos, o Festival de Curtas de Vila do Conde tem uma proposta, o Curtinhas, dedicada às crianças entre os 3 e os 6 anos, e os 6 e os 12. O Curtinhas arranca sábado, dia 9 de julho, com a exibição do novo filme da Pixar, “À Procura de Dory”. Durante os nove dias do festival, o espaço infantil Brincar ao Cinema recebe várias atividades para crianças dos 4 aos 12 anos, permitindo aos pais assistirem às sessões de cinema enquanto os filhos se divertem e aprendem, sob a orientação de uma equipa de formadores. No domingo 10, duas sessões da Oficina Magia do Cinema, de manhã e à tarde, orientadas por formadores do Mundo Científico, permitirão aos mais novos explorar a ciência responsável pelos efeitos surpreendentes dos filmes. As inscrições custam 5 euros por criança e são limitadas a 20 participantes por oficina.
O Curtinhas, inserido no Festival de Curtas de Vila do Conde, tem uma programação especialmente dedicada aos mais novos
Pais e filhos podem também rumar juntos ao mercado Mini PortoBelo, nos jardins do Palácio de Cristal, onde os pequenos vendedores instalam dezenas de bancas com inúmeros itens à venda, sejam brinquedos, jogos, roupas ou bolos. A ideia é promover a reciclagem e o espírito ecológico. Dia 9, o mercado arranca, com um turno das 14h às 16h, e outro das 17h às 19h.
Sob o lema da reciclagem, o mercado Mini Portobelo acolhe todas as crianças que quiserem vender artigos em banca
Para os mais crescidos, e interessados por botânica ou gastronomia, o Cantinho das Aromáticas, no Canidelo, oferece uma visita guiada (R. Do Meiral). Uma oportunidade para conhecer os belos jardins produtivos e descobrir as imensas variedades de plantas aromáticas, assim como os seus fins. No fim da visita, que decorre sábado das 10h às 11h30, há ainda uma infusão para saborear...
No Canidelo, o Cantinho das Aromáticas promove visitas guiadas ao sábado
Outra iniciativa interessante é o Open Day Serralves. Sábado 9, a entrada no Parque de Serralves é gratuita, e contempla ainda um minicurso, das 10h às 13h, sobre a oliveira milenar que ali se encontra e que foi oferecida em 2010 pela marca Oliveira da Serra. "Viagem botânica pelo mundo das oliveiras milenares" é pretexto para falar sobre as propriedades da árvore, as curiosidades botânicas, e perceber o processo da transformação da azeitona em azeite.
Em Serralves, o Open Day vai versar sobre uma oliveira milenar e o azeite. Gratuito
Daqui, pode seguir para o primeiro (e único, até ver) bar de mozzarellas do Porto, o Puro 4050 (Largo de S. Domingos, 84, Porto). Aberto em maio deste ano por Inês Mendonça, que apostou num bar cheio deste tipo de queijos diretamente vindos de Caserta, em Itália, o processo envolveu uma "dura" viagem pelo terreno, na região da Campania e na costa de Amalfi. Às 5 variedades de mozarella na ementa (tradicional, fumada, entrançada, bocconcini ou 'burrata'), acrescentam-se vários acompanhamentos possíveis: vegetais, pâtés, carnes e azeitonas.
O Puro 4050, no Porto, é até agora o único bar de mozzarellas da cidade
Depois, pode dar um salto a Casa Delas. Para jantar, se assim quiser. Elas chamam-se Tota e Inês, decidiram abrir a porta de casa a quem quiser lá comer, e no fim nem sequer há preço estipulado – cada um deixa aquilo que considerar justo. A este conceito inovador, as duas amigas unem o ambiente acolhedor e confortável de uma casa, da comida caseira e do espírito informal. A ementa varia, mas dos sucessos fixos constam bochecha de porco preto com cuscus de frutos secos; bacalhau confitado em azeite de alecrim e migas de broa de milh, ou rosbife selado com salada de legumes crus e molho de maionese caseira, iogurte e frutos secos.
Em casa de Tota e Inês, come-se comida caseira, num ambiente descontraído e informal, e paga-se o que se achar justo
Agora é só escolher. E bom fim de semana!