Perfil Perfil

GUIAS EXPRESSO

Para conhecer e amar Portugal

Praia de São Martinho do Porto, conhecida pelas águas calmas e as areias finas Foto Mário Cerdeira

Praia de São Martinho do Porto, conhecida pelas águas calmas e as areias finas Foto Mário Cerdeira

A partir do próximo sábado, e até 25 de Agosto, o Expresso oferece todas as semanas um guia com o melhor de Portugal. E, ainda, um mapa do país que precisamos (re)descobrir

É já no próximo sábado que o Expresso começa a oferecer a todos os seus leitores oito guias sobre o melhor do país. Na primeira semana, além do primeiro guia (dedicado às praias) e da habitual caixa arquivadora que acomoda cada coleção, será também distribuído um mapa de Portugal, igualmente grátis. Vale a pena chegar às bancas mais cedo este sábado, pois estará disponível o guia dedicado às Praias de Portugal que, neste caso, terá a "curadoria" de Tiago Pires, mais conhecido como Saca, um dos mais notáveis surfistas portugueses.

Para os leitores do Expresso Diário, há uma oferta especial. Publicamos já esta quinta-feira, e em exclusivo, o texto assinado por Tiago Pires onde o surfista revela as suas escolhas.

Ao longo das restantes páginas de cada um destes guias, os leitores são convidados a (re)descobrir as mais retemperadoras praias, a mergulhar nos mais límpidos rios, a aventurar-se pelos castelos e palácios nacionais e a perder-se nas mais cosmopolitas cidades do país. De fora não ficam as aldeias do interior, os parques naturais e as serras, repletas de verde, sem esquecer as ilhas, verdadeiras pérolas turísticas que constituem um destino de férias incontornável.

Mais do que uma simples lista de destinos, os “Guias Expresso” pretendem ser uma companhia inseparável para as férias, em qualquer época do ano. É também sugerido um código de conduta adequado a cada destino, conselhos básicos de preservação da natureza e do património, e ainda produtos essenciais para usar em qualquer destino ou ocasião.

Cada um dos “Guias Expresso”, distribuídos gratuitamente com cada uma das edições do semanário até dia 25 de agosto, inclui ainda um texto introdutório da autoria de alguns dos maiores conhecedores do país, como sejam Guta Moura Guedes, Adolfo Mesquita Nunes, Tiago Pires, Inês Meneses, Sérgio Conceição, Teresa Conceição, Joana Vasconcelos ou Dionísio Pestana, recentemente galardoado com o Prémio Carreira Boa Cama Boa Mesa.

As melhores praias do Mundo

Tiago "Saca" Pires

Temos das melhores praias do mundo, muito diversificadas, muito bonitas, com uma costa muito recortada, muito característica e muita personalidade. Pessoalmente, gosto muito da Costa Vicentina. Em termos de beleza natural, é uma zona com praias lindíssimas, pouco tocadas pela mão do homem e com uma beleza ímpar. Para fazer surf, há boas ondas de norte a sul, se bem que as praias do Norte são um pouco mais frias, lindíssimas, como o Moledo. Em termos de ondas, diria que da Nazaré ou da Figueira da Foz para baixo há uma grande diversidade, com todos os tamanho e feitios.

As mais conhecidas fazem parte da minha eleição, como é o caso de Peniche e Ericeira. Convém não esquecer que o surf é um fator de desenvolvimento, mas nos tempos que correm é preciso perguntar o que podemos fazer para que a “galinha continue a pôr ovos”. Temos de saber continuar a aproveitar as condições que temos, quer em termos de ondas quer no clima, já que, não sendo um país tropical, temos o melhor clima da Europa.

É chegada a hora de fazer um estudo intensivo sobre o que é o potencial do surf em Portugal. A iniciação ao desporto está a dar emprego a muita gente, e é preciso agora regulamentar e organizar este tipo de prática. Mas as praias não são só surf nem sol... estão lá todo o ano. Ou seja, é preciso perceber a interação com a praia, quer ao nível dos banhistas, quer dos surfistas. E é preciso ainda continuar a preservar as nossas praias.

Não é possível que se goste tanto do mar e da areia e não se respeite a praia. Não podemos continuar a levar lixo e a não o trazer para colocar nos respetivos recipientes. Temos de respeitar e deixar as praias limpas, até por uma questão de imagem para o nosso país. Queremos que o turista volte e encontre uma praia bem preservada. E convém não esquecer que estamos num país em que podemos dar uso à praia o ano inteiro, mesmo nos meses em que tradicionalmente não há praia.

Calendário dos Guias Expresso

7 julho | Praias – Tiago Pires (Saca)

14 julho | Rios – Inês Maria Meneses

21 julho | Cidades – Guta Moura Guedes

28 julho | Serras – Adolfo Mesquita Nunes

4 agosto | Aldeias – Sérgio Conceição

11 agosto | Açores e Madeira – Dionísio Pestana

18 agosto | Castelos e Palácios – Joana Vasconcelos

25 agosto | Parques Naturais – Teresa Conceição