GINÁSIO AO AR LIVRE Bruno Salgueiro fez um treino adaptado a quem passa o dia sentado no escritório
\n\n
Epá e que tal fazermos um treino para pessoas que passam o dia no escritório?”. A ideia vingou. Convidou-se o Bruno Salgueiro, personal trainer (PT), e arranjou-se uma cobaia. “Mas vais escrever sobre isso sem experimentar? Tu passas o dia num ‘escritório’ (redação)…”, a pergunta em jeito de desafio surtiu o efeito desejado. “Faço o treino!”, disse, arrependendo-me ainda não tinha terminado a frase.
\n\n
Pela primeira vez, vesti o fato de treino para ir trabalhar. Foi uma saída para a rua, junto à marina do Parque das Nações em Lisboa, e da zona de conforto, longe da redação e das entrevistas, muitas vezes, em gabinetes no topo de um edifício de prestígio.
\n\n
A expectativa de vir a ter um treino levezinho, com técnicas de postura, algo ao género de pilates esfumou-se logo no primeiro contacto. “Então Bruno, como é afinal um treino para quem, como eu, passa a vida frente ao computador?” Resposta: “As pessoas precisam de se mexer e os treinos não podem ser uma seca!”.
\n\n
O segredo, garante Bruno Salgueiro, é a “intensidade do treino” e termos como meta superar o desempenho anterior. Por isso a corrida é de apenas 200 metros, com a maior rapidez possível. Depois: dez agachamentos e dez burpees. Os burpees são, digo eu, a forma mais rápida de se ficar sem fôlego. Basicamente é deitar e levantar o mais rápido possível, terminando com um pulo e uma palma. Nas palavras do especialista ganham outro estatuto: “utilizamos todos os músculos do corpo, é um exercício cardiovascular brutal”.
\n\n\r\n
\r\n\r\n\r\n\r\n
\r\n\r\n\n
Depois dos três exercícios concluídos, devem fazer-se mais três rondas. “Não é preciso investir muito tempo, por dia, para termos resultados. O que interessa é ter picos de intensidade. Cerca de 15 minutos a meia hora de treino diário são suficientes”, assegura Bruno Salgueiro.
\n\n
Não é obrigatório treinar todos os dias. “Podem ser três dias de exercício, seguidos de um de descanso”, explica, acrescentando que “com este treino temos resultados a todos os níveis”.
\n\n
A alimentação é a outra chave para se maximizar os resultados do exercício físico. Aqui, o conselho de Bruno Salgueiro, é “preparação”. De véspera, sempre que possível, devemos programar as refeições do dia seguinte. Andar com a marmita atrás, além de estar na moda, dá saúde. “A tentação de nos enfiarmos numa pastelaria e comer porcarias é muito menor”, garante o PT.
\n\n\r\n
\r\n\r\n\r\n\r\n
\r\n\r\n\n
Bruno Salgueiro tem 29 anos é personal trainer há cerca de dois, mas desde os nove que treina com regularidade. Na infância, aos nove anos de idade, entrou no mundo das artes marciais e foi campeão nacional de Kung Fu, em 2000. A modalidade abriu-lhe, mais tarde, as portas da profissão de duplo, que exerce há seis anos.
\n\n
Os trabalhos como PT surgiram quando amigos e até atores com os quais contracena lhe pediram para os ajudar a manter e a melhorar a forma física. Fez formação e lançou-se. Entretanto, criou as Dicas do Salgueiro, uma página no Facebook, com mais de 34 mil likes, onde coloca vídeos com treinos ou recomendações alimentares.
\n\n
O vídeo em que faz a espargata apoiado em dois carrinhos de supermercado tornou-se viral (quase 360 mil visualizações no youtube), numa versão portuguesa do anúncio da Volvo protagonizado por Van Damme.
\n\n\r\n\r\n\r\n\n
Se correr, agachar e saltar estão ao alcance de qualquer um, deixe este tipo de aventuras para quem sabe…