Obrigatório

Cinema

TORRE BELA

De Thomas Harlan

LEFFEST, Cinema Monumental, Lisboa, hoje, 15h30

A história da ascensão e rápida queda de um movimento revolucionário que ocupou a herdade do título, no Ribatejo, durante o “Verão Quente” de 1975. Como escreveu Serge Daney, “um desses documentos extraordinários que surgem por vezes no coração das lutas ou das situações-limite, quando a obstinação em ‘continuar a filmar’ leva a melhor sobre todas as ideias, preconcebidas ou não, engajadas ou não, daquele que filma”. Sessão acompanhada por uma conversa com vários convidados.

AMERICAN GIGOLO

De Paul Schrader

LEFFEST, Centro Cultural Olga Cadaval, Sintra, hoje, 21h45

Um bem sucedido gigolo de Los Angeles com uma clientela de mulheres maduras é acusado de um assassínio que ele não cometeu. Uma crítica de Paul Schrader à sociedade americana do início dos anos 80.

O TESOURO DE BARBA RUIVA

De Fritz Lang

Cinemateca, Lisboa, quarta, 15h30

Um miúdo órfão torna-se amigo de um contrabandista e partem juntos à descoberta de um fabuloso tesouro. Célebre filme de piratas de Fritz Lang inspirado no universo de Stevenson e uma das suas obras-primas.

Música

PETER EVANS & ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS

Casa da Música, Porto, amanhã, 18h; Culturgest, Lisboa, quarta, 21h

O trompetista americano Peter Evans junta-se à Orquestra Jazz de Matosinhos (Pedro Guedes, dir.) para um programa que toma o título de um dos temas do seu mais recente álbum a solo, “The Veil” — ‘Perception Beyond Knowing’.

Christian Gerhaher

Gulbenkian, Lisboa, segunda, 20h

O barítono alemão Christian Gerhaher regressa à Gulbenkian com canções de Schubert, Hugo Wolf, Berg e Rihm. Ao piano estará Gerold Huber.

IDLES

Hard Club, Porto, segunda, 21h; LAV — Lisboa ao Vivo, Lisboa, terça, 21h

Quando foram ao Primavera Sound, no Porto, em junho, os Idles ainda não tinham editado o seu segundo álbum. “Joy as an Act of Resistance” saiu um mês depois e tornou estes punks de Bristol um fenómeno internacional de popularidade.

Al Doum & The Faryds

Lounge, Lisboa, amanhã, 22h; Avenida Café-Concerto, Aveiro, segunda, 22h (entrada livre); Liquidâmbar, Coimbra, terça, 22h30

O coletivo psicadélico-cósmico-tribal-free italiano mostra o novo álbum, “Spirit Rejoin”.

Teatro & Dança

<span class="creditofoto">FOTO “Amigoo”, do Mumusic Circus</span>

FOTO “Amigoo”, do Mumusic Circus

Leme — Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais

Vários locais, Ílhavo e Gafanha da Nazaré, de 29 de novembro a 2 de dezembro

www.23milhas.pt

São oito espetáculos, durante quatro dias. O festival abre com “Chama do Mar”, de Ana Jordão, que parte das tradições marítimas e piscatórias de Ílhavo, e que se passa no Navio-Museu Santo André. Há também quatro espetáculos itinerantes, dois espetáculos em escolas, atividades de formação, conversas e debates.

C’est la Vie / Moi, Corinne Dadat

Ambos de Mohamed El Khatib

TNDM II, Lisboa, quarta e quinta (“Vie”), sexta e 1 de dezembro (“Moi”)

Dois espetáculos cujo registo percorre a performance, a ficção e o documentário; sobre a perda de um filho, no primeiro caso; e sobre a vida de uma empregada doméstica, no segundo. Texto e conceção de Mohamed El Khatib. Em francês, com legendas em português.

Frigorífico

De Copi

Teatro de Carnide, Lisboa, até 2 de dezembro

Comédia surreal, absurda, demencial, caricatural, “Frigorífico” é uma peça única, como todas as peças de Copi, argentino-parisiense, desaparecido em 1987. Pelo Teatro de Carnide, com tradução, dramaturgia e encenação de Paulo Oom.

Exposições

<span class="creditofoto">FOTO José Frade</span>

FOTO José Frade

PAVILHÃO DAS FORMAS SOCIAIS

Mariana Silva

Pavilhão Branco do Museu de Lisboa, até 27 de janeiro de 2019

Mariana Silva apresenta uma exposição com escultura e projeção vídeo que traça paralelos entre comportamentos grupais humanos e os do mundo animal como no caso dos insetos sociais, problematizando relações entre cultura e natureza. Curadoria de Margarida Mendes.

A ARTE EM SÃO BENTO — COLEÇÃO ANTÓNIO CACHOLA 2018

Palácio de São Bento, Lisboa, até 5 de outubro de 2019

50 obras de 33 artistas invadem neste momento a residência oficial do primeiro-ministro numa exposição aberta ao público. João Pinharanda escolheu trabalhos pertencentes à coleção de António Cachola para interagirem com os vários espaços do palácio num conjunto que inclui nomes como António Júlio Duarte, Carla Filipe, Fernando Calhau, Rui Chafes, Sofia Areal ou Xana, entre muitos outros.

THE OUTCAST MANUFACTURERS

Andreia Santana

Galeria Filomena Soares, Lisboa, até 5 de janeiro de 2019

Na sua primeira exposição na galeria, Andreia Santana apresenta um conjunto de esculturas que são o resultado de uma pesquisa que a artista vem desenvolvendo em torno do trabalho de Willliam Corliss, investigador de fenómenos anómalos e arquivista de objetos ancestrais.

Livros

A morte do Comendador - vol. 1

Haruki Murakami

Casa das Letras, €19,90

Após um intervalo de quatro anos, Murakami regressa com um romance sob o signo de “O Grande Gatsby”, de Scott Fitzgerald. O protagonista é um retratista sem nome, de 36 anos, que descobre um quadro intitulado “A Morte do Comendador”, de temática mozartiana. Ponto de partida para uma ficção fantástica, ao melhor estilo do escritor japonês. O segundo volume da história será publicado em março de 2019.

Não cites Pessoa em vão

Vasco Silva (seleção)

E-Primatur, €14,90

Tendo como mote uma frase encontrada “na parede de uma rua de Lisboa”, este “projecto conceptual” traz rigor à arte de citar Fernando Pessoa, até agora tão sujeita a equívocos e invenções apócrifas. Assinada por um profundo conhecedor da obra pessoana, a escolha de 318 citações abarca frases do Pessoa ortónimo e de seis dos heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, António Mora, Barão de Teive, Bernardo Soares e Ricardo Reis.

Televisão

BEAT

Amazon Prime Video

Em streaming

(Temporada 1)

Jannis Niewöhner interpreta um promotor de uma discoteca de Berlim sob comando dos serviços secretos europeus.

MARK FELT — O HOMEM QUE DERRUBOU A CASA BRANCA

TVCine 1

Amanhã, 21h30

A história do diretor-adjunto do FBI que foi o famoso “Garganta Funda”.

THE RESIDENT

FOX Life

Estreia quarta, 22h20

(Temporada 2)

Este drama hospitalar sobre um grupo de médicos no Chastain Memorial Hospital ganha novos capítulos.

FRONTEIRA

Netflix

Em streaming

(Temporada 3)

Protagonizada por Jason Momoa, uma série de época sobre a disputa do controlo do comércio de peles no século XVIII.