TRANSPORTE FERROVIÁRIO
O maior túnel do mundo, dez vezes maior do que o do Marão, abre amanhã
TÚNEL Esta é uma das maiores obras de todos os tempos da engenharia europeia FOTO D. R.
É amanhã inaugurado o maior túnel ferroviário do mundo, sob o maciço alpino de São Gotardo, reduzindo o tempo de viagem entre Zurique (Suíça) e Milão (Itália)
TEXTO RUI CARDOSO INFOGRAFIAS JAIME FIGUEIREDO
É dez vezes mais comprido que o recentemente inaugurado Túnel do Marão e tem mais 6,5 km que o Túnel da Mancha. Demorou 18 anos a construir e é uma das maiores obras de todos os tempos da engenharia europeia.

Até agora o recorde da extensão de um túnel (rodoviário ou ferroviário) pertencia ao túnel de Seikan, no Japão, com 53,8 km de extensão. Se em vez da extensão considerássemos um outro critério, o do diâmetro, então o recordista mundial continua a ser o túnel de Yerba Buena, em São Francisco, que, apresentando uma secção retangular, tem 24 m de largura por 17 de altura (o novo túnel de São Gotardo tem 9,5 m de diâmetro).

Mais de um século depois dos primeiros túneis ferroviários sob os Alpes, entra amanhã em serviço uma obra que vai revolucionar as ligações, tanto de passageiros como de mercadorias, entre a Suíça e a Itália, passando sob o maciço de São Gotardo, nos Alpes. Não se trata apenas de reduzir tempos de viagem (o percurso Zurique-Milão passa a ser feito em apenas duas horas e meia, pelos comboios de alta velocidade, menos uma que até agora).
INOVAÇÃO A obra vai revolucionar o transporte de passageiros e de mercadorias FOTO D. R.
O grande impacto, tanto económico, como ambiental, será no serviço de mercadorias, já que a lei suíça obriga ao chamado transporte combinado, ou seja, impõe que por razões de combate ao congestionamento rodoviário e de redução da poluição atmosférica, os camiões TIR tenham que atravessar o país, não pelos seus próprios meios, mas de comboio.

No novo túnel (57 km) como de resto em toda a nova linha (150 km) os comboios de mercadorias passarão a circular a 160 km/h, velocidade de exploração quase dupla da rodovia (os de passageiros circulam a 250 km/h). Desta forma procura-se atenuar a tendência moderna para concentrar todo o transporte de mercadorias no camião. A Suíça, entre a França, Alemanha e Itália corria o risco de se transformar numa espécie de rotunda gigante da Europa, congestionada e poluída por fluxos de mercadorias com os quais pouco ou nada tem a ver.
O novo túnel corresponde a uma visão ultra moderna de uma obra deste tipo. Os comboios circulam dentro de uma galeria de secção circular, totalmente estanque e revestida de betão. Há um túnel para cada sentido e estas duas galerias paralelas estão ligadas de 325 em 325 m por travessias pedonais destinadas à evacuação de passageiros em caso de acidente.
TRAVESSIA Os comboios circulam dentro de uma galeria de secção circular, totalmente estanque e revestida de betão FOTO D.R.
Ao lado da ferrovia há plataformas paralelas por onde os passageiros podem, em caso de necessidade, circular a pé, existindo também estações subterrâneas intermédias com túneis de evacuação e ligação às vias férreas e autoestradas existentes à superfície.
Consequência lateral do uso das mais modernas tecnologias de comunicação no túnel (que são aplicadas na gestão do movimento dos comboios, sinalização, etc), durante toda a viagem os passageiros, embora viajando a grande profundidade (relativamente ao cume do São Gotardo), terão sempre possibilidade de estar ligados à internet, poderem fazer chamadas telefónicas, etc.